Atestado de Qualidade

Grupo Siberiann - Atestado de Qualidade

Empresas do ramo alimentício – caso da Estrela Mineira – driblam a crise e mostram outra perspectiva para setor alimentício

Criatividade e qualidade. Essas duas palavras definem bem muitas empresas espalhadas pelo Brasil. Porém, o resultado da junção de ambas é pouco vista na prática. Não é o caso da Estrela Mineira, consolidada no ramo alimentício e com foco eficaz em resultados. Tudo isso atrelado a uma gama de produtos restrita que preza, sobretudo, pela excelência, e vistos periodicamente na mesa dos brasileiros: Pão de Queijo, Mini Churros, Chipa e Biscoito 3 Queijos.

Na própria apresentação institucional, a empresa é direta, pois afirma que “a Estrela Mineira é sabor que satisfaz”. Não é para menos. Desde 2009, a produção de itens congelados que vão às casas de milhares de consumidores todos os dias é bastante intensa. A empresa nasceu, principalmente, por duas razões: da observação e da paixão. Da paixão pelo mercado alimentício e da observação de como satisfazer cada cliente. O aprimoramento veio com o tempo, estudo e muitas experiências práticas.

“Tínhamos sócios no começo das operações, porém, com o tempo, fiquei com a produção. Atuava na área comercial e tive de me adaptar à gestão operacional e administrativa. Logo, fomos expandindo e tendo uma boa aceitação no mercado. Hoje, estamos em praticamente todos os grandes Atacados e Supermercados de São Paulo e até produzindo para duas redes atacadistas que comercializam nossos produtos com sua Marca Exclusiva”, afirma o diretor da Estrela Mineira, Edson Luis, que não mediu esforços para atingir tal objetivo. “Um grande aprendizado foi com o Sebrae (Seviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no qual tive toda uma orientação e ideias para meu negócio.”

No início a produção era artesanal, mas em 2010 a produção ganhou uma proporção maior, pois o Pão de Queijo congelado, Mini Churros “San” (que tem o nome inspirado na ligação do diretor com a comunidade nipo-brasileira), Chipa e Biscoito 3 Queijos. De 40 toneladas por mês, a linha expandiu para uma média mensal de 170 Toneladas. “De lá pra cá, a Estrela Mineira tem proporcionado experiências únicas para cada consumidor”, atesta o diretor.

Para o futuro, novas ações. Com uma grande demanda, a Estrela Mineira sairá do bairro paulistano de Itaquera para Ferraz de Vasconcelos, onde se instalará para absorver os pedidos e, claro, aumentar a produtividade. Tudo isso pautado na própria visão empresarial da organização: “tornar-se referência de alta qualidade no segmento de Food Service, proporcionando produtos que satisfaçam o mais exigente dos consumidores.”